Café do dia a dia

Hario V60
Criado pela empresa japonesa Hario em 2005, esse método se tornou um queridinho entre os amantes de café . Seu nome, V60, deriva de seu formato cônico, que forma um ângulo de 60 graus. Esse formato permite que a água permaneça mais tempo em contato com o café, e suas espirais facilitam o escape dos gases durante a extração.
Este método confere ao barista o poder da variabilidade, permitindo-lhe alterar o perfil do café para se adequar a qualquer paladar. Ao alterar a moagem e o fluxo de água durante a extração, você pode obter um café mais leve, médio ou encorpado . Cada tipo de café tem suas características, notas e aromas, por isso vale a pena modificar as quantidades de café e água, bem como a moagem e o fluxo!

Ingredientes
20 g de café (moagem média)
400 ml de água filtrada quente (93 °C)
Obs.: A proporção utilizada deve ser de 1 g de café para 15-18 g de água
Utensílios
Método de Gotejamento e Jarra Hario V60
Filtro para Hario V60
Chaleira com bico fino elétrico ou para aquecimento no fogão
Balança
Cronômetro
Preparação
Vamos ao passo a passo!
- Escalde o filtro com água quente para eliminar o gosto de papel causado pelos resíduos do filtro e descarte a água.
- Coloque o café moído no filtro e nivele-o para que fique distribuído uniformemente.
- Faça a pré-infusão adicionando delicadamente 60 ml, molhando todo o pó e aguarde de 30 a 40 segundos.
- Adicione cuidadosamente o restante da água (240 ml, totalizando 300 ml) em movimentos circulares de fora para dentro, em intervalos de cerca de 10 segundos, esperando a água baixar entre cada "ataque" de água. O ideal é tentar separar cada ataque igualmente, ou seja, você pode fazer quatro ataques de 60 ml ou três de 80 ml.
- Aguarde a extração, que dura em torno de cinco minutos, agite levemente o café para homogeneizá-lo e sirva.
Delicie-se, este é um método de extração com as mais ricas nuances e características, ideal para grãos frutados e médios!
Algumas dicas para aperfeiçoar sua extração no método Hario V60,
Medidas – Lembre-se de que cada café é diferente e, portanto, as quantidades de água e pó podem variar, assim como a moagem do grão, para aproveitar ao máximo cada um. As quantidades indicadas nesta metodologia servem de 2 a 3 pessoas.
Processo – Evite despejar a água diretamente no filtro, para que ela não escorra sem entrar em contato com o café. A velocidade e o controle do fluxo de água são essenciais para uma extração de qualidade, então treine bastante para sempre aprimorar suas habilidades!
Escaldamento – Recomenda-se escaldar, além do filtro no início, também as xícaras em que você vai tomar o café. Isso garante que o café mantenha melhor a temperatura, além de aquecer suas mãos no frio! Se estiver preparando uma porção individual, você pode colocar o coador diretamente sobre a xícara, sem precisar usar a jarra.














