
Califórnia
Jacarezinho - PR
Grãos de alta qualidade através de esforço persistente e atenção aos detalhes
Fazenda Califórnia – Um Legado na Cultura Cafeeira do Paraná
A história da Fazenda Califórnia está profundamente entrelaçada com a herança cafeeira do Paraná. A Região do Norte Pioneiro do Paraná foi a porta de entrada para a cultura do café no estado, e o município de Jacarezinho foi uma das primeiras áreas a serem colonizadas no final do século XIX.
A chegada de pioneiros vindos de São Paulo e Minas Gerais, fascinados pela fertilidade e topografia da terra, marcou o início do ciclo cafeeiro do Paraná. Desde então, a região se destacou pelo terreno plano, solos vulcânicos altamente férteis, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperaturas favoráveis. Localizada a 23º de latitude sul e a 600 metros de altitude, a área sempre foi ideal para o cultivo do café.
Uma Fazenda Histórica de Café
Na década de 1920, uma empresa americana chamada Leon & Israel adquiriu as terras, que continuam conhecidas hoje como Fazenda Califórnia. Sob uma gestão profissional, a fazenda ganhou reconhecimento mundial entre os compradores de café entre as décadas de 1940 e 1980.
Durante esse período, foi filmado na fazenda o longa-metragem “Pão de Açúcar”, com elenco e equipe americanos, ressaltando ainda mais a importância da propriedade. Registros daquela época, incluindo documentos financeiros e trabalhistas, plantas originais (carimbadas pela Universidade da Califórnia), mapas das lavouras de café, laudos de análise de solo e outros artefatos históricos, ainda existem hoje, demonstrando a ambição e o profissionalismo dos investidores americanos.
Uma Nova Era de Excelência
Em 2004, a Fazenda Califórnia foi adquirida pela família Saldanha Rodrigues. Sob a liderança de seu presidente, Dr. Paulo César Saldanha Rodrigues, e guiada pela filosofia de que "sempre há espaço para melhorar", a fazenda iniciou uma nova era na produção de café, dando continuidade à sua tradição de excelência.