
UM Coffee
São Gonçalo do Sapucaí - MG
Começo plantando café e nunca parou
A História da Família Um e Sua Jornada no Café Especial
Stefano nasceu em Seul, capital e maior cidade da Coreia do Sul. Em 1976, após a guerra, ele e sua família se mudaram para o Brasil. Seu pai, professor de inglês, conheceu alguns oficiais de alta patente do Exército brasileiro, o que o incentivou a imigrar com a esposa e seus cinco filhos. A família se estabeleceu em São Paulo, especificamente no bairro da Liberdade, famoso reduto asiático da cidade. Stefano relembra sua chegada: “Com 12 anos, tudo era novidade, mas foi um choque cultural, principalmente por causa da língua. No entanto, o nosso povo se adaptou bem aqui”, diz com orgulho.
Em São Paulo, Stefano conheceu sua esposa, também imigrante coreana, com quem teve dois filhos brasileiros: Boram e Garam. Stefano se formou em Administração de Empresas e sempre trabalhou no setor de vendas de eletrônicos. Em 2004, teve a oportunidade de receber uma bolsa da Samsung no Brasil, que planejava construir uma fábrica na cidade de Varginha, sem saber que era um dos maiores polos exportadores de café do país. Lá, ele conheceu produtores e exportadores de café, de quem aprendeu mais sobre o mercado cafeeiro. Um desses empresários o convidou para uma parceria focada na exportação de grãos verdes como commodity para outros países. Foi a partir daí que começou a história da família Um no universo dos cafés especiais.
Em 2010, Stefano iniciou pesquisas e estudos sobre cafés especiais, percebendo que o mercado estava cada vez mais interessado em investir em cafés de alta qualidade. No ano seguinte, decidiu plantar variedades especiais em sua própria fazenda. A Fazenda Um foi adquirida por ele na região sul de Minas Gerais, em São Gonçalo do Sapucaí. “Comecei a plantar café em 2012 e nunca mais parei”, conta. “Plantei mais de 48.000 pés de café até 2018. Nosso plantio é um pouco diferente; fazemos em áreas sombreadas, e o trabalho pós-colheita é semelhante ao método utilizado na Guatemala.” A Fazenda Um está localizada a uma altitude média de 1.300 metros e produz um total de oito variedades de café.
UM Coffee Co.
Enquanto trabalhava nas plantações, seus filhos cresceram. Boram formou-se em Engenharia pelo Instituto Mauá, e Garam estudou Finanças em Boston (EUA). Quando Garam voltou ao Brasil, os irmãos mergulharam no universo dos cafés especiais e passaram a fazer cursos internacionais de torra e certificação Q Grader, além de treinamento de baristas. Em 2015, abriram a UM Coffee Co.
Atualmente, os irmãos gerenciam a cafeteria e o processo de torrefação, que ocorre no próprio local. “Escolhemos o bairro do Bom Retiro porque precisávamos otimizar os custos, e acabou sendo uma excelente decisão. Hoje, a cafeteria é reconhecida como uma das melhores do país.”