top of page

entre os melhores

bahia

bahia

Região do Planalto e Cerrado

Existem três regiões cafeeiras consolidadas na Bahia: o Planalto, a mais tradicional produtora de café arábica; a Região Oeste, também produtora de café arábica, sendo uma região de Cerrado com irrigação; e a Litorânea, com plantações predominantes de café robusta (Coffea Conilon).

Arábica

O café produzido na Região do Cerrado e Planalto da Bahia é reconhecido por seu sabor agradável, com boa fragrância e aroma levemente frutado e floral, com excelente doçura e boa acidez. Este é produzido em condições de temperaturas médias que variam entre 22 e 26 ºC, sem risco de geadas ou interrupções no desenvolvimento do cafezal ao longo do ano devido à pouca variação de temperatura. A precipitação média de cerca de 1.600 mm é distribuída entre os meses de outubro e abril.

No período de seca, a compensação ocorre por meio da irrigação, que conta com grande disponibilidade de água subterrânea ou superficial, proveniente de um dos maiores aquíferos do Brasil, o Urucuia. Este período seco contribui significativamente para a colheita e pós-colheita, já que não há chuvas.

Com aproximadamente 3.000 horas de luz por ano e altitudes médias de 800 a 1.100 metros, estas são condições favoráveis ao bom desenvolvimento do café arábica.

Variedades de café mais cultivadas: 95% são Catuaí, Caturra e Bourbon

Robusto

Enquanto a maioria dos estados brasileiros inicia a colheita entre maio e junho, os produtores da região atlântica da Bahia que plantam café robusta iniciam a colheita no início de fevereiro. Isso ocorre porque esta é uma região próxima à linha do Equador e suas plantações recebem muita chuva e possuem clima quente. Isso acelera a colheita na região e permite que o produtor venda sua produção antes da maioria dos produtores brasileiros.

Outra característica marcante do café robusta é a grande diferença nos custos de produção em comparação ao arábica. Enquanto o primeiro exige mais cuidados, o robusta é mais resistente às mudanças climáticas e menos dependente do uso de pesticidas. É uma espécie com ampla aceitação no mercado devido aos seus preços mais baixos e maior teor de sólidos solúveis, sendo, portanto, amplamente utilizada como ingrediente e principal matéria-prima na maioria das indústrias de café solúvel.

Variedades de café mais cultivadas: Conillon Clonal

regiões_ES-05.png
regiões_ES-06.png
regiões_ES-07.png

Atributos e Características do Café

Sabor inigualável de cafés aromáticos
ACIDEZ

acidez cítrica positiva

AROMA

aroma floral e frutado intenso e acentuado do cerrado

CORPO

corpo alto, denso, aveludado e redondo

SABOR

doçura acentuada, sabor achocolatado e de frutas secas

FINALIZAÇÃO

sabor residual prolongado e consistente

bottom of page