Números para comemorar!
Espírito Santo
Espírito Santo
Café Capixaba
Os cafeicultores do Espírito Santo cultivam duas espécies de café: Arábica e Robusta, sendo o segundo maior produtor de café do Brasil (depois de Minas Gerais), com participação de aproximadamente 1/5 da produção nacional. Mesmo com tantos números para comemorar, a situação atual da cafeicultura arábica merece atenção especial. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), ela está envelhecendo e há necessidade de acelerar o processo de renovação. O grande obstáculo para que isso aconteça é a descapitalização dos cafeicultores, que acontece devido aos baixos preços do café.
Em relação à Robusta, o Brasil é o segundo maior produtor de café Robusta do mundo, perdendo apenas para o Vietnã. Devido às suas regiões baixas e altas temperaturas, esse tipo de cultura se consolidou no Espírito Santo desde o final da década de 1920. Atualmente, o estado é responsável por 65% da produção nacional de Coffea Conilon.
Variedades de café (Arábica) mais cultivadas: Mundo Novo, Caturra e Catuaí



Atributos e Características do Café
Características sensoriais distintas
ACIDEZ
equilíbrio entre doçura, corpo e acidez
AROMA
grãos mais aromáticos, quando provenientes de regiões mais altas
CORPO
corpo equilibrado
SABOR
Nas regiões mais altas, é mais cítrico e frutado, lembrando frutas vermelhas e amarelas. Ao chegar ao prato, apresenta uma doçura marcante, com notas de melaço.
FINALIZAÇÃO
bom acabamento