top of page

Condições climáticas ideais

Paraná

Paraná

Pioneiro Norte

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o Norte do Paraná faz parte das principais regiões produtoras do país.

O Norte Pioneiro do Paraná foi a porta de entrada para a colonização de toda a região norte do Paraná. Na época em que a cobrança de impostos foi implementada para conter o avanço da cafeicultura em São Paulo, os agricultores do sudeste se sentiram motivados a fazer novas plantações e escolheram as "terras roxas e férteis" do Paraná.

O cultivo, com mais de 100 anos de história atrelados à produção de café, determinou a chegada de diferentes tipos de imigrantes, gerou a construção de ferrovias e estabeleceu relações econômicas na região em cidades como Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e Maringá.

Recentemente, em maio de 2012, o Norte Pioneiro do Paraná consolidou-se como região produtora de cafés especiais no Brasil, por meio da Indicação Geográfica de Procedência (IGP). A certificação garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos cafés do Norte Pioneiro. Além das do Paraná, apenas outras duas regiões brasileiras, localizadas em Minas Gerais, possuem o registro oficial: a Região do Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Serra da Mantiqueira.

Esta região apresenta condições climáticas ideais para a produção de cafés finos, com temperaturas médias anuais entre 19 e 22°C, resultantes da combinação de altitude (de 500 a 900 m) e latitude (23 e 24°S). Isso proporciona um período maior entre a floração e a maturação fisiológica dos grãos, permitindo uma fixação mais intensa dos atributos e proporcionando excelente caracterização da bebida. Há ainda o fato de que as chuvas permitem o cultivo sem irrigação, ou com irrigação complementar, diferentemente de outras regiões onde a irrigação é obrigatória.

Os cafés desta região recebem cuidados especiais, desde a muda, plantio, colheita, beneficiamento até o armazenamento. A planta precisa ser mais nutrida e cultivada em condições ideais, e sua nota, na escala de qualidade padrão da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais), deve ser superior a 80 pontos.

Variedades de café mais cultivadas: Mundo Novo e Catuaí

regiões_ES-05.png
regiões_ES-06.png
regiões_ES-07.png

Atributos e Características do Café

Café com qualidades de "roxo terroso"
ACIDEZ

acidez cítrica agradável e suave

AROMA

oscilando entre chocolate, caramelo, cítrico floral e frutado

CORPO

intenso e encorpado

SABOR

doçura intensa, com sabor oscilando entre chocolate, caramelo, frutas cítricas

FINALIZAÇÃO

maciez e final de boca marcado

bottom of page