
Venha partilhar a nossa paixão pelo café num evento

Mocha
Encorpado e Intenso
A cafeteira Moka, patenteada pelo inventor Luigi de Ponti em nome de Afonso Bialetti em 1933, cuja empresa continua produzindo o mesmo modelo até hoje, é um método muito prático e simples de usar, tornando-a comum em muitos lares ao redor do mundo.
Por ser um método que trabalha sob pressão e temperatura de ebulição , resulta em uma extração mais intensa e com menor complexidade. Para este método, o ideal é uma moagem mais fina, o que também contribui para um café mais encorpado .

Cafés Recomendados
Ingredientes
20g de café (moagem fina)
320ml de água filtrada natural
Obs.: Utilizar proporção de 1g de café para 16g de água
Utensílios
Cafeteira Mocha
Fogão elétrico ou a gás
Preparação
O Moka perfeito é preparado desta forma,
Encha o compartimento inferior com 320 ml de água filtrada. Para este método, pode-se usar água em temperatura ambiente.
Coloque 20 g de café no filtro Moka. Se for preparar uma porção maior, encha o filtro até a borda e nivele o pó, mas sem pressioná-lo.
Encaixe corretamente a parte superior da cafeteira italiana e leve ao fogo baixo.
Após alguns instantes, a água começa a ferver e a pressão do vapor empurra a água através do café, passando pelo filtro e saindo pelo compartimento superior. Assim que todo o café for extraído e não houver mais água, bolhas e ar começarão a sair da cafeteira. Nesse momento, retire-a cuidadosamente do fogo e passe a parte inferior sob água corrente para interromper a extração.
Agora é só servir e aproveitar! Lembre-se de tomar cuidado com a temperatura para evitar queimaduras, pois esse método de extração utiliza água fervente.
Algumas dicas para melhorar sua extração,
Se desejar, você pode colocar um fio de água sobre a cafeteira italiana, para que o café não entre em contato direto com o alumínio quente. Isso evita que o café queime.
Sua cafeteira pode ser toda de alumínio e esquentar muito, tome cuidado para não se queimar!
Sempre lave sua cafeteira Moka com detergente neutro e uma esponja não abrasiva após o uso, para evitar que resíduos da extração permaneçam. Isso pode resultar em um amargor indesejado nas extrações subsequentes.
Outras Especialidades


















